domingo, 4 de março de 2012

PARABÉNS QUELUZ PELOS SEUS 170 ANOS!

04/03/2011

Em 4 de março de 2012, a cidade de Queluz comemora 170 anos. E nós, queluzense de nascimento, de coração, por opção ou paixão podemos comemorar juntos esses 170 anos de lindas histórias e grandes conquistas! 

Os primeiros moradores desse Pedacinho do Céus, foram os índios Puris. Como cerca de suas terras estava a Serra da Mantiqueira e como quadro uma paisagem exuberante. 

Queluz também foi cenário da Revolução Constitucionalista de 1932 e na época do Império, era caminho da burguesia. A primeira estação ferroviária a ser aberta ao tráfego em 1874 na Província de São Paulo foi estabelecida aqui. 

Um queluzense de coração era o escritor e matemático Júlio César de Mello e Souza, o famoso Malba Tahan. Através de seus romances, marcados por sua originalidade, foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil. 

Ainda vivemos em uma terra jovem, que vive seu pleno crescimento. Vemos o comercio de Queluz se fortalecer e as oportunidades de emprego se expandirem, graças à economia fortalecida por conta dos grandes investimentos realizados na cidade! 

Somos donos de um baú de histórias e riquezas naturais. Somos povo hospitaleiro, de patrimônios histórico-culturais e estamos com nossas portas abertas para receber a todos e saudarmos com nossa alegria! 

Parabéns Queluz pelos seus 170 anos!

 CENTRO CULTURAL MALBA TAHAN


Construído em 1824, possui dois andares, feito de alvenaria de pedra bruta e lavrada; madeira lavrada; taipa de pilão e taipa de mão. Na parte externa um jardim com aproximadamente 1.800 m². Construído inicialmente para ser Casa Paroquial e posteriormente serviu como Santa Casa de Misericórdia. Hoje abriga a Biblioteca Malba Tahan, a secretaria municipal de Cultura e Turismo e fotos históricas da cidade. 


 CORETO DE VIDRO JOÃO TUBA


Coreto de vidro construído em homenagem ao músico João Tuba, que dedicou anos de sua vida a paixão musical e a Lyra Queluzense, tradicional banda do município. 


 PRÉDIO DO GRUPO ESCOLAR 


Projetado em 1913 pelo Engenheiro Isac Pereira Garcez, do Departamento de Obras Públicas, foi construído dois anos depois, em 1915. Já serviu de Quartel General das tropas Paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Hoje funciona como prédio da Escola Municipal Capitão José Carlos de Oliveira Garcez.

 ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE QUELUZ


Foi à primeira estação ferroviária do Estado de São Paulo a ser aberta ao tráfego em 1874 pela Estrada de Ferro D. Pedro II. Foi desta Estação que o trem blindado fez a sua estreia na Revolução de 1932. Saindo de Queluz, ele aparece de surpresa fazendo "uma incursão diabólica nas linhas inimigas em direção ao Rio de Janeiro. Causou pavor entre os ditatoriais, que abandonaram as suas posições, as quais infelizmente não puderam ser retomadas pelos nossos; como sempre, faltavam tropas frescas aos paulistas". (Fontes: A Revolução de 32, Hernani Donato, 1982; Max Vasconcellos, 1928).

Narra-se que a estação inicial foi consumida por fogo. Por isso, em 1874, foi construído um novo prédio, bastante amplo, de estilo sóbrio, com janelas altas e grandes varandas que constituíam área de chegada pelo lado da rua e plataforma de embarque e desembarque de frente para a linha.

No século anterior, até a década de 60, era o local de encontro da sociedade e de visitantes, principalmente nos horários previstos para a chegada e saída dos trens de passageiros.






 IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA


Construída com taipa e pilão, a Igreja Matriz de São João Batista foi o primeiro lugar destinado à celebração religiosa nesta cidade.  


PONTE GOVERNADOR MÁRIO COVAS


Considerada um dos cartões postais da cidade, foi construída um pouco acima da ponte metálica que foi dinamitada durante a Revolução de 1932. Tem forma de um magnifico arco, foi inaugurada em 1937.


FOTOS ALESSANDRA MAFRA

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

EXPEDIENTE

COMUNICA QUELUZ

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE QUELUZ

RUA PRUDENTE DE MORAES, 100 - CENTRO

TEL1: (12) 3147-9020
TEL2: (12) 8854 -0600

prefeitura_queluz@yahoo.com.br

imprensaqueluz@gmail.com

TEL: (12) 3147-9021

MAPA DA CIDADE

 

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

ONLINE

VISITANTES

Contador de visitas

CONTAS PÚBLICAS

TEMPO

CADASTRO E TRIBUTAÇÃO

TELEFONES ÚTEIS

VÍDEOS

PREFEITURA DE QUELUZ Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template